A apresentação é aberta a todos os interessados, nomeadamente agricultores e proprietários. A EDIA pretende “esclarecer os beneficiários dos processos ligados à exploração deste novo perímetro de rega”.
A empresa que gere o Grande Lago revela que se trada de uma área composta pelos blocos da Magra, São Pedro Baleizão Norte e São Pedro Baleizão Sul, bem como pelos cinco blocos de Baleizão Quintos. No total, a área é de 14 mil hectares servidos por 455 bocas de rega e cerca de 165 quilómetros de condutas.
O perímetro de rega entra em exploração na actual campanha e não serão cobrados os volumes de água utilizados já que o “ano zero” é de testes.
A esta área de rega soma-se os cerca de 5 mil e 300 hectares de Cinco-Reis/Trindade, o que perfaz um total de cerca de 20 mil hectares a entrar em funcionamento no corrente ano, tendo Alqueva disponível neste momento aproximadamente 88 mil hectares de área irrigada.
Entretanto, estão em curso as empreitadas que completam todo o Sistema Global de Rega de Alqueva, cerca de 120 mil hectares, as quais estarão disponíveis na campanha de rega de 2016.