EDIA junta-se ao projeto quilómetro zero

A EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva juntou-se à Câmara de Évora, na iniciativa “km.0- Quilómetro zero”.

O projecto desenvolvido também em conjunto com outras entidades pretende dinamizar a produção local de produtos agroalimentares, estimulando o seu consumo em estabelecimentos de restauração, lojas e venda de produtos alimentares.

Os objetivos passam por assegurar “que as atividades de transformação e venda ao consumidor final são realizadas num raio de 50 km do seu local de origem, um conceito nascido em Itália e transposto, neste caso, para zonas servidos pelo regadio de Alqueva”, explica a EDIA.

O projecto “promove a economia local, estimula a produção familiar, contribui para a diminuição da pegada ecológica alimentar e para a preservação das variedades locais e regionais associada aos sistemas agrícolas”, diz a Empresa.

A EDIA refere ainda que “as áreas servidas pelo regadio de Alqueva têm na sua composição um número razoável de parcelas de pequena dimensão, constituindo este projeto um estímulo à sua rentabilização, indo por isso ao encontro daquele que é também um objetivo da EDIA, fomentando a agricultura na pequena propriedade”.

No âmbito deste projecto, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva promove, esta quarta-feira, uma acção de divulgação, junto dos seus clientes.

A iniciativa agendada para as 10 horas decorre na Casa do Povo de São Manços.