EDIA reflete sobre olivais tradicionais

“Olivais Tradicionais, a riqueza da diversidade e dos sinais do tempo” é o tema que está hoje em reflexão na cidade de Beja, por iniciativa da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).

Alguns especialistas ligados ao setor juntam-se para debater a relação entre o olival, o azeite e a cultura mediterrânica.

Na conferência vão ainda ser abordadas algumas questões relacionados com os olivais tradicionais, as diferenças dos sistemas olivícolas, entre outras matérias.

O moderador convidado para estas sessões é Pedro Reis, investigador auxiliar do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

De acordo com a EDIA, “este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.

José Pedro Salema, Presidente da empresa que gere Alqueva, sublinha que a conferência incide sobretudo nas mudanças que se têm vindo a registar no território.

A conferência está marcada para as 21h00, no Auditório da EDIA, em Beja e integra-se no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a empresa que gere Alqueva, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.