Eduardo Cabrita garante que “todos os bombeiros estarão vacinados antes da época de incêndios”

O ministro da Administração Interna assegurou, ontem, que todos os bombeiros estarão vacinados contra a Covid-19, antes da época de incêndios florestais, com a vacinação dos cerca de nove mil elementos que faltam a partir da próxima segunda-feira.

“Temos condições para dizer que quando começarmos a época mais crítica de combate a incêndios rurais, todos os bombeiros portugueses estarão vacinados”, disse Eduardo Cabrita.

Esta semana, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, anunciou que os nove mil bombeiros que estão, ainda, por vacinar começam a receber as vacinas contra a Covid-19, na próxima segunda-feira, dia 12.

Em fevereiro, já tinham sido vacinados cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais indicados como prioritários para essa primeira fase. Na segunda fase, que arranca na próxima semana, serão vacinados os restantes operacionais.

O governante explica que, por indicação da task force, foi solicitado às mais de 400 associações humanitárias de bombeiros voluntários, bem como aos municípios que têm bombeiros sapadores ou bombeiros municipais, que indiquem quem é que não está, ainda, vacinado”, precisando que o primeiro levantamento aponta para cerca de nove mil pessoas.

Rádio Pax/Lusa