A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja está a intervencionar uma das principais condutas do sistema de distribuição que fornece água desde o reservatório da Conceição até à chamada zona baixa da cidade.
Em nota de imprensa enviada às redações, a EMAS anuncia que a obra prevê “a substituição dos materiais atualmente desatualizados e em mau estado de conservação por materiais mais atuais e ambientalmente mais sustentáveis”.
Desta forma, “irá proceder-se à substituição de uma conduta de água com aproximadamente 70 anos de idade por uma nova conduta cujo material é o Polietileno de Alta Densidade com uma camada protetora adicional em polipropileno resistente à abrasão por fricção e/ou tensão (Stress Crack Resistance)”, anuncia ainda aquela empresa.
Com estas intervenções, a EMAS pretende “potencializar um melhor desempenho ambiental das redes ao nível das operações de conservação e manutenção, e também em termos de qualidade da água na zona servida por esta conduta”, acrescenta a mesma fonte.