EMAS integra consórcio em candidatura ao Horizonte 2020

A EMAS- Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja integra o projecto “TransForCE”, candidatado ao Programa de financiamento do Horizonte 2020.

Nesta candidatura ao Programa estão reunidas 20 entidades de todo o mundo, formando um consórcio internacional, que “pretende agregar conhecimento científico, académico e de gestão, para o desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras para a transição da economia circular aplicada à gestão sustentável das águas residuais”, explica a empresa.

A EMAS refere ainda que “os objetivos do consórcio «TransForCE» estão alinhados com as estratégias da Comissão Europeia para o desenvolvimento sustentável e um dos maiores desafios consiste em promover investimentos e executar projetos destinados a valorizar as águas residuais através da produção de soluções inovadoras no âmbito de estratégias orientadas de economia circular de base biológica nas zonas urbanas”.

Rui Marreiros, administrador executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, disse à Rádio Pax que esta candidatura “representa mais um grande desafio” que mostra que a EMAS continua a responder positivamente (…) em situações que permitam antecipar a sua intervenção em áreas fundamentais como a economia circular e as alterações climáticas.

Para além da EMAS, estão também presentes vários parceiros Europeus da Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica e Suécia, mas também de fora da Europa com destaque para África do Sul e Etiópia.

Um dos principais pontos fortes do “TransForCE” é a “diversidade e experiência dos parceiros envolvidos e das práticas utilizadas no saneamento de águas residuais orientados para uma economia circular”, conclui a empresa.