O Governo reforçou com mais 10 milhões de euros a linha de apoio às micro e pequenas empresas de Turismo, para minimizar o impacto da Covid-19 na sua atividade. A medida é aplaudida pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.
O despacho publicado em Diário da República recorda que, em março de 2020, foi “criada a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas do Turismo – Covid-19, destinada a minimizar o impacto económico da pandemia nas empresas do setor”.
Depois de um conjunto de ajustamentos e reforços de dotação, a evolução da pandemia vem demonstrar que a procura por este instrumento de apoio se mantém constante, refere o diploma.
Uma vez atingida a taxa de compromisso de 99%, que representou um financiamento de mais de 138 milhões de euros, o Governo decidiu assegurar um novo reforço da dotação global da linha de 10 milhões de euros.
O despacho entra, em vigor, esta quarta-feira, dia 11. Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo mostra-se satisfeito com este reforço financeiro atribuído ao sector.
O responsável afirma, contudo, que a grande preocupação é “saber como é que as empresas vão estar quando acabarem os apoios”.
A linha de apoio resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal e 12 instituições de crédito (Abanca, Bankinter, BPI, BPG, CCAM, CGD, Eurobic, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores e Santander), que partilham o financiamento a conceder.