Escolas de Aljustrel com Plano de Educação Ambiental e Protecção Civil

A Câmara Municipal de Aljustrel já iniciou o seu Plano Escolar de Educação Ambiental e Protecção Civil, dirigido às crianças do pré-escolar e 1º ciclo de ensino.

O Plano visa “sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade ambiental assim como demonstrar o papel de cada um como agente de protecção civil”, diz o município de Aljustrel.

Até ao final de Fevereiro as escolas do concelho acolhem o projecto “Menos Resíduos”, cujo objectivo é “alertar para a importância da redução dos resíduos e para a necessidade de reciclar”, de acordo com a mesma fonte.

Os alunos do pré-escolar podem participar na acção “Caminhos dos Resíduos- Aprender a Reciclar” e na sessão “onde são dados a conhecer os equipamentos de deposição de resíduos através de um jogo onde se ensina como se deve reciclar”.

No entanto, para os alunos do 1º e 2º anos do 1º ciclo é promovida a acção “Caminhos dos Resíduos- Conhecer os 3R’s”, onde se pretende sensibilizar para a importância de “reduzir, reutilizar e reciclar”. Na actividade os alunos podem “construir um objecto através de um rolo de papel higiénico” e “separar os vários tipos de resíduos colocando-os no ecoponto”.

“Caminho dos Resíduos- Conhecer os 5R’s” é a acção dirigida ao 3º e 4º anos, onde se mostra a importância de “repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar”. Este projecto só irá terminar com a acção “Valorizar para cultivar” que “sensibiliza as crianças para o tema da compostagem”, acrescenta ainda o município.

O Plano é dinamizado pelos serviços municipais de Ambiente e Protecção Civil.