Especial Autárquicas 2013: Castro Verde, Aljustrel, Alvito e Beja

Francisco Duarte, presidente da Câmara de Castro Verde, disse que no concelho as eleições correm com normalidade e com uma afluência às urnas idêntica a outros anos. Segundo o autarca, ao meio-dia, a taxa de votantes era de cerca de 20%.

Em Aljustrel também tudo corre com normalidade. As urnas funcionam na sua plenitude, as mesas abriram à hora prevista. Afluência muito forte a este acto eleitoral. As autárquicas têm uma adesão diferente das outras eleições e isso é a prova de que o poder local desperta um outro interesse na vida democrática. Afluência normal comparada com as últimas autárquicas, mas muito mais do que a outras eleições.

Trinta por cento  dos eleitores inscritos já votaram, em Alvito. Os dados, referentes ao meio-dia, foram deixados na Rádio Pax por João Penetra. O presidente da Câmara de Alvito não notou uma menor afluências às urnas em relação às últimas autárquicas.

A Rádio Pax passou pelo Penedo Gordo, na união de freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, no concelho de Beja. Dos 1 086 eleitores votaram, até às 15h27, 398. A chuva que se fez sentir não demoveu os eleitores de cumprirem o seu dever cívico.

Ainda em Beja, nas mesas instaladas na Escola Secundário Diogo Gouveia, Liceu, a percentagem de eleitores que já votaram é de 38 e 40%. Nesta Escola a afluência às mesas de voto está a ser significativa e existe uma fila de pessoas que aguardam pela sua vez para votar.

A partir das 19 horas a Rádio Pax apresenta uma emissão especial com os resultados do concelho e do distrito com o comentário a análise de Pires dos Reis (PSD), António Raposo (PCP), José Pedro Oliveira (BE), Luís D’argent (CDS-PP) e Fernando Romba (PS).