No âmbito do projeto da Estação Biológica de Mértola foram recentemente adquiridos dois arados de Yeomans, uma tipologia de arado desenvolvido por um engenheiro australiano (Percival Alfred Yeomans) “com o objetivo de reabilitar solos agrícolas degradados, secos e sazonalmente sujeitos a fogos florestais.
Este sistema permite conservar a água da chuva que cai numa propriedade, distribuindo-a no interior do solo e conduzindo-a, progressivamente, das zonas de vale para as zonas de cumeada.
Desta forma, aumenta-se a taxa de infiltração enquanto se reduz o escoamento superficial e a evaporação, possibilitando uma melhoria significativa da fertilidade e estrutura dos terrenos.
Ao melhorar a distribuição da humidade no solo a atividade biológica é promovida aumentando significativamente o teor total da matéria orgânica.
Este arado foi desenvolvido para fazer pequenos túneis no interior do solo segundo a orientação das Keylines. O seu trabalho, possibilita o arejamento do solo, mas não provoca o seu reviramento, a mistura ou inversão das camadas do solo, ao mesmo tempo que potencia uma maior infiltração de água e reduz a erosão.
A Estação Biológica de Mértola, em pareceria com um conjunto de entidades (locais, regionais, nacionais e transfronteiriças) vai iniciar um processo de capacitação e consultoria aos agricultores interessados para que possam ensaiar nas suas propriedades este sistema.