Europa para os Cidadãos” recebe inscrições até Setembro

“Europa para os Cidadãos”, é o mote do programa que “financia projetos que contribuem para a compreensão da União Europeia, da sua história e diversidade, promovem a cidadania europeia e melhoram as condições da participação cívica e democrática.”

A iniciativa promovida pelo centro de Informação Europeia Jacques Delors, tem abertas candidaturas até dia 2 de Setembro.

Podem inscrever-se organismos públicos ou organizações sem fins lucrativos, dotados de personalidade jurídica: Municípios, Comités de geminação, Organizações sem fins lucrativos, Fundações e Federações de interesse geral europeu.

Estão disponíveis inscrições para Geminação de Cidade, Redes de cidades e projectos no domínio da sociedade civil.

A Geminação de Cidade “pretende estimular a cooperação e a compreensão entre os povos da Europa. A subvenção máxima é de 25 mil euros”.

As Redes de cidades “desenvolvem a cooperação dos Municípios de forma mais sustentável e forte. Tem previstas uma subvenção máxima de 150 mil euros”.

Por último, os projetos no domínio da sociedade civil com uma “subvenção máxima de 150 mil euros apoiam parcerias e redes, convidando os cidadãos a debater temas prioritários ao nível local e europeu”.

Ricardo Cataluna, do centro de informação Europe Direct do Baixo Alentejo, uma das entidades parceiras refere que a iniciativa de “âmbito nacional está aberta a todos os interessados, desde o Algarve, ao Minho passando pelas ilhas”.