13°C
Clear sky

Exportações de vinhos do Alentejo sobem 22% em valor e 11% em quantidade até setembro

Exportações de vinhos do Alentejo sobem 22% em valor e 11% em quantidade até setembro

A exportação de vinho alentejano aumentou 22% em valor e 11% em quantidade. O preço médio por litro nos mercados externos cresceu quase 10%.
As exportações de vinhos do Alentejo aumentaram 21,8% em valor e 11,2% em quantidade nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com igual período de 2016, revelou esta segunda-feira a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Em termos de valor, segundo a CVRA, o maior aumento percentual aconteceu no 1.º trimestre, com mais 30,5%, passando para 30% no 2.º trimestre, e para 7,4% no terceiro trimestre, face aos mesmos períodos do ano transato.
Já no que respeita ao volume (ou quantidade), o aumento global de 11,8%, nos primeiros nove meses de 2017, foi alcançado graças às subidas de 19,9% e de 20,7%, nos 1.º e 2.º trimestres, respetivamente, e apesar de um decréscimo de 4,9% no 3.º trimestre.
O preço médio por litro dos vinhos do Alentejo nos mercados externos, realçou também a CVRA, cresceu quase 10%, com os importadores internacionais a pagarem, “em média, acima de três euros por garrafa de DOC Alentejano e 2,14 euros pelo Regional Alentejano”.
“Os crescimentos alcançados até setembro demonstram que a qualidade dos vinhos do Alentejo é reconhecida nos mercados internacionais, com importadores e consumidores dispostos a pagar mais por cada garrafa”, argumentou o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
O mesmo responsável acrescentou que “os 10 principais mercados estão todos a subir no preço médio”.
Perante estes dados, 2017 pode vir a “ser o melhor ano na exportação” para os vinhos da região alentejana, frisou a CVRA.
“Com este crescimento, o ano de 2017 está cada vez mais perto de ser o melhor ano na exportação”, até porque “o valor atingido até setembro corresponde a 80% do total do ano passado”, indicou Francisco Mateus.
Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França constituem o ‘top 5’ do “ranking” dos países importadores dos vinhos alentejanos, representando 57% do valor e 55% da quantidade vendida para os mercados externos.
“Os mercados fora da Europa comunitária são os principais compradores e também aqueles que melhor pagam” por cada garrafa de vinho exportada pelas adegas alentejanas, destacou a comissão vitivinícola.
No global, os vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano chegam a 112 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada duplicado nos últimos 10 anos.
Criada em 1989, a CVRA é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
A comissão é também responsável pela promoção dos vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha e um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

Por Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades
8
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja

Recomendado para si

turismo
24/04/2024
Turismo do Alentejo e agências de viagens estudam parcerias
Bairros
22/04/2024
Programa Bairros Comerciais Digitais apresentado na Ovibeja
Resialentejo
19/04/2024
Resialentejo anuncia investimentos de 11 milhões de euros até 2025
Combustíveis
19/04/2024
Beja com combustíveis e gás mais caros do país
Alentejo
18/04/2024
Proveitos nos alojamentos turísticos do Alentejo voltaram a crescer
Alentejo
17/04/2024
Estações Náuticas do Alentejo estreiam-se na Nauticampo
15/04/2024
CCDR Alentejo anuncia aumento do investimento estrangeiro na região
turismo
10/04/2024
ERT apresenta Plano de Ação do Destino Alentejo em Beja