Apesar dos efeitos provocados pela pandemia Covid-19, as exportações do setor agroalimentar mantêm a trajetória de crescimento.
Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) demostram um crescimento de 6,1% em outubro de 2020 face ao mês de setembro.
No que diz respeito à agricultura, o crescimento é ainda maior. Entre janeiro e outubro de 2020, as exportações aumentaram 6,6%, quando comparado com o mesmo período de 2019.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera que estes dados “demonstram, mais uma vez, a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo setor agroalimentar”.
No entanto, e de acordo com o INE, “o rendimento gerado pela atividade agrícola deverá diminuir 3,3% em 2020, face a 2019”.
A atividade condicionada pelos efeitos da pandemia Covid-19, verificou “um impacto negativo na produção vegetal, sobretudo dos produtos mais perecíveis ou sensíveis a transporte e armazenamento ou pelas alterações nos padrões de consumo decorrentes do confinamento”.