A cerimónia de inauguração da exposição “O Lince na Península – Conectar territórios e consolidar populações” realiza-se hoje às 20h45, no Consulado Geral de Portugal, em Sevilha.
A mostra é desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), uma das entidades que integra o projeto LIFE Lynxconnect.
Depois de ter estado em exibição durante a 39ª edição da Ovibeja, a exposição pode ser vista naquela cidade espanhola até segunda-feira, dia 5 de junho.
A mostra conta com o apoio técnico-científico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no que diz respeito à edição de conteúdos.
Em nota de imprensa enviada às redações, a CIMBAL sublinha que a exposição pretende divulgar o trabalho desenvolvido junto dos dois países ibéricos.
A mostra vai passar pelos 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal, por três concelhos do Algarve (Alcoutim, Tavira e Silves) e por Lisboa.
A CIMBAL frisa que “a evolução está a ser positiva, tendo o lince passado do nível de ‘criticamente em perigo’ para ‘em perigo’. Mas para se atingir o objetivo de tornar a população de Lince-ibérico autossustentável entre 2035 e 2040, alcançando uma população ibérica entre 700 a 750 fêmeas reprodutoras num total de 3 500 exemplares, é preciso continuar o trabalho de conservação no terreno e nos centros de reprodução, e também o esforço de comunicação junto do público sobre o que se fez, porque e como se fez e o que continuará a ser feito para se conseguir retirar o Lince-ibérico da lista de espécies ameaçadas”.