Faceco: Odemira é exemplo de um “interior com futuro”

Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação inaugurou, esta sexta-feira, a edição2017 da Faceco – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

Depois da visita ao certame o governante salientou o facto do maior concelho do país se afirmar como “um concelho diversificado e multifacetado, onde estão presentes um conjunto de actividades que mostram um interior com futuro”.

Luís Medeiros Vieira fez, também, referência ao “bom momento” que a agricultura portuguesa está a atravessar.

O sector agro-alimentar tem mostrado na última década uma dinâmica extremamente importante em que as exportações tem crescido uma média de 8% ao ano, quando o resto da economia aumentou cerca de 5%.

“Só nos primeiros cinco meses deste ano as exportações agro-alimentares aumentaram 16%”, concluiu o Secretario de Estado.

Em relação à agricultura que se faz no litoral, Luís Medeiros Vieira  afirmou que é “muito profissional e muito orientada para o mercado”. Cerca de 55 empresas sediadas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina “já facturam anualmente 150 milhões de euros”, revelou.

Em 2016, as empresas que produziram frutos vermelhos no litoral alentejano exportaram 117 milhões de euros.

A nível nacional, o sector das frutas e legumes exporta anualmente cerca de 1300 milhões de euros. Segundo o Secretário de Estado, “o objectivo é atingir em 2020 cerca de 2000 milhões de euros em exportações”.