Feira do Livro regressa a Beja ao fim de 20 anos

Foto|Jacinto Franco

Arranca, nesta segunda-feira, dia 21, a primeira edição da Feira do Livro – Solstício das Palavras, em Beja. O evento assinala os 147 anos da Biblioteca Municipal de Beja e até ao próximo domingo, dia 27, vai celebrar a palavra escrita, lida, dita e cantada.

A Feira do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Beja, em parceria com a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo que conta com o apoio institucional da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Durante toda a semana, Beja apresenta um vasto leque de atividades, em torno da palavra, que inclui tertúlias com escritores, sessões de autógrafos, espetáculos, exposições, atividades para pais e filhos e feira do imaginário – artesanato urbano.

Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, revela que esta aposta surge para colmatar uma “falha” que a cidade apresentava ao não ter uma Feira do Livro há mais de vinte anos.

O autarca esclarece, ainda, que o evento, que tem a sua primeira edição, em 2021, irá realizar-se, de dois em dois anos, alternando com a iniciativa “Palavras Andarilhas”.

O programa da iniciativa decorre em vários espaços: no Parque Vista Alegre, onde acontece a Feira do Livro, no Centro UNESCO, onde se realizarão apresentações de livros, conferências, exposição e espetáculos; na Biblioteca Municipal, onde estará patente uma exposição e no Pax Júlia com o espetáculo de encerramento do certame.

Paulo Arsénio revela aquilo que pode encontrar nesta edição de arranque da Feira do Livro de Beja, frisando a sua importância.

“Considerando que a população de Beja sempre foi muito próxima da literatura”, Paulo Arsénio deixa um convite aos bejenses para visitarem o evento, de forma a “celebrar a união entre Beja e o livro”.

A inauguração da Feira do Livro decorre, hoje, às 18:30 horas, no Parque Vista Alegre, com uma sessão protocolar que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Beja, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, do presidente da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, entre outros convidados.