Feira do Porco Alentejano abre portas

Em Ourique, começa esta sexta- feira, a XIII edição da Feira do Porco Alentejano.

A iniciativa apontada como um “grande momento de afirmação de Ourique capital do Porco Alentejano”, está integrada na “estratégia de afirmação desta fileira do Mundo Rural, num contexto marcado por riscos, desafios, oportunidades e a ambição de continuar a valorizar a competência, os saberes e os sabores da região”, refere a Câmara de Ourique, uma das entidades promotoras.

Nesta edição, a autarquia convidada é o Município de Monchique, num certame que pela primeira vez conta com a presença de região de Parma, em Itália para promover o presunto de Parma.

O certame disponibiliza uma “ampla oferta de oportunidades gastronómicas, de lazer e de conhecimento do Mundo Rural (…)”.

Para este primeiro dia da iniciativa está previsto um seminário subordinado ao “Porco e o Montado do Alentejo” e um showcooking, para além das actividades permanentes de animação de rua, sorteio de presuntos e exposições de exemplares de porco alentejano.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique refere que o “certame tem vindo a crescer de ano para ano”, (…) e como tal, “as expectativas são sempre as maiores”.

O autarca espera que esta XIII edição seja “um grande momento para a valorização do porco alentejano” e deixa o convite à população para visitar a Feira do Porco Alentejano.