A Feira do Porco Alentejano, certame de referência do concelho de Ourique, arranca nesta sexta-feira, apenas, em formato online, com um conjunto de propostas dirigido a todos os amantes deste produto.
O evento que vai prolongar-se até domingo, dia 28 de Março, é organizado pela Câmara Municipal de Ourique, pela Associação de Criadores do Porco Alentejano e pelas Juntas de freguesia do concelho.
Este ano, apesar de ser assinalada de forma diferente, sem o “calor humano” e o convívio que caracterizam o certame, a 14ª edição da Feira do Porco Alentejano irá, durante os próximos três dias, salientar a excelência do trabalho dos criadores na sustentação das atividades produtivas da fileira e a sua importância para a economia local.
Marcelo Guerreiro, presidente da autarquia ouriquense, frisa que apesar dos tempos atípicos que vivemos, a organização do evento “não poderia deixar de marcar esta data, que é tão importante, para o concelho e para a afirmação de Ourique como capital do Porco Alentejano”.
A partir hoje e durante o fim-de-semana, a sugestão é que possa assistir a partir de sua casa a um conjunto de vídeos online que contam, entre outros, com a participação de vários agentes do sector, com reportagens sobre o montado e com momentos de showcooking à base do porco alentejano, tal como revela o autarca.
Nesta edição online, o município de Ourique e a ACPA decidiram proceder à atribuição dos tradicionais prémios para os produtores das Melhores Vara de Montanheira 2020/2021, iniciativa que será concretizada no terreno nas explorações galardoadas.
A inauguração do certame acontece às 17:00 horas com a transmissão online das intervenções de Marcelo Guerreiro, presidente da autarquia e de Nuno Faustino, presidente da ACPA.
Às 18:00 horas, pode assistir à mensagem da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a que se segue a entrega dos prémios de melhores varas de montanheira.