Feira do Porco de Ourique: ACPA afirma que foi um sucesso

Nuno Faustino, presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) considera que esta XIII edição da Feira do Porco Alentejano se traduz em mais um sucesso, e uma aposta ganha.

Prova disso, foram os milhares de pessoas que visitaram e degustaram o que de melhor se produz e a Região tem para oferecer e de excelente qualidade. Para além disso há que salientar a importância dos colóquios realizados, onde se abordaram temáticas de grande interesse para os criadores, sendo que a principal é o “fantasma” que atualmente “paira” chamado “Peste Suína Africana” que já afeta alguns Países Europeus, nomeadamente a Bélgica e a França.

Em Portugal não existem motivos para alarme mas o controlo da população de javalis deve ser uma prioridade.

A nível de “fileiras” são outros os problemas que merecem “preocupação”, a falta de mercado externo , ou sejam, acordos com Países extracomunitários, para a venda de produtos frescos ou transformados. Os Estados Unidos são um desses exemplos, uma vez que e não existindo acordo comercial, o produto não pode ser exportado, mesmo que existam compradores interessados.