FENAREG preocupada com acesso equitativo à água no rio Guadiana

A Federação Nacional de Regantes (FENAREG) entende que “no Guadiana é urgente “regulamentar as captações diretas em Alqueva, a partir de Espanha”.

A mesma entidade vem em nota de imprensa congratular-se com aquela que dizem ser a “tomada de posição do Diretor-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gonçalo Leal”, que defende que “existe atualmente um vazio legal e é necessário garantir que os regantes espanhóis pagam um preço pelo uso da água, à semelhança dos regantes portugueses em situação de «precários»”.

José Núncio, presidente da Federação Nacional de Regantes considera que “este é o momento de decidir e avançar com a execução destes projetos e outros, essenciais para a segurança hídrica futura no nosso país, criando novos armazenamentos de água, modernizando o regadio e resolvendo a situação dos precários dos perímetros de rega”.

Para o responsável não deve ser perdida a “oportunidade única dos diversos fundos estruturais disponíveis, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência e o Quadro Comunitário de Apoio 2021-2027”.