A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) exige ao governo que sejam tomadas “medidas para garantir o acesso dos agricultores à água e assegurar a produção da campanha agrícola”.
A FENAREG defende, entre outras medidas, a aceleração das “ligações da barragem de Alqueva às albufeiras já identificadas como urgentes, nomeadamente, Monte da Rocha, Vigia, Campilhas e Pego do Altar e a ligação direta das ETA’s ao sistema de distribuição do Empreendimento de Fins-Múltiplos de Alqueva”.
Para compensar os agricultores, a Federação apresentou à Ministra da Agricultura, no final do mês passado, um pacote de medidas como o acionamento da eletricidade verde, com taxas de apoio no mínimo de 40% do total da fatura; a implementação de um instrumento financeiro de gestão do risco para a seca; a isenção dos regantes da Taxa de Recursos Hídricos e a redução do preço da água de Alqueva.
José Núncio, presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal, sublinha ainda a importância de antecipação do pagamento das ajudas bem como a simplificação do acesso à água para abeberamento de gado.