A iniciativa coloca em destaque a gastronomia regional e o petisco assume o papel de rei da festa.
O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, esteve presente na inauguração do Festival, que aconteceu na tarde de ontem. O governante referiu que o certame é “um evento novo de gente que não se conforma e quis pegar nos produtos da região e lança-los para um paradigma novo”.
Por outro lado, enalteceu o envolvimento entre parceiros públicos e privados na realização da iniciativa. Na óptica de António Leitão Amaro, o Festival do Petisco representa o “caminho certo” para o desenvolvimento ao apostar nos recursos locais e valoriza-los.
Filipe Pombeiro, presidente do NERBE/AEBAL Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, entidade promotora do Festival, defendeu o aprofundamento da parceria entre a Associação e a Câmara de Beja em futuros Festivais do Petisco.
João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Beja, assegurou a disponibilidade da autarquia em estreitar parcerias não só com os empresários mas também com todas as instituições do concelho. O Festival do Petisco prossegue até domingo. O certame abre hoje portas pelas 12 horas.