Festival Islâmico regressa a Mértola em maio

O Festival Islâmico regressa à vila de Mértola, entre 19 e 22 de maio, num evento que mais uma vez, irá celebrar a interculturalidade intrínseca da relação histórica de Mértola com o mundo islâmico.

O tradicional mercado de rua (souk) terá uma distribuição diferente, explica a autarquia de Mértola, entidade organizadora do evento.

Nesse sentido, o município revela que o souk irá ocupar a Rua da Igreja de acesso ao Largo da Igreja Matriz de Mértola no centro histórico, sendo alargado para a envolvência do Largo Vasco da Gama e ruas que lhe dão acesso, já na parte “nova” da vila.

Esta medida prende-se, segundo a autarquia, com a impossibilidade de restabelecer a circulação, em tempo útil, numa das duas únicas entradas no centro histórico da vila, interrompida na sequência de um acidente ocorrido no passado mês de março.

Apesar desta nova configuração, Da Alcáçova ao Arrabalde, o município frisa que “o Festival Islâmico de Mértola apresenta em 2022, um souk com ruas cobertas de panos e caniços, cheias de artesãos, comerciantes de várias paragens, animação de rua, oficinas, aromas e sonoridades de vários pontos do mediterrâneo”.

Ao Cais do Guadiana regressam os concertos com nomes já confirmados como Al Qasar, Hey Douglas, Tamikrest, Trio Alcatifa entre outros.