Filmes promocionais do Alentejo no Top 3 na Fitur

“We Call It Alentejo” e “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”, são os dois filmes promocionais que conquistaram o top três na categoria “Destinos” do concurso Fitur Travel Video Competition, realizado no âmbito da feira que decorreu em Madrid.

O vídeo “We Call It Alentejo” apresenta imagens impactantes da região, inspira-se em citações retiradas de peças jornalísticas escritas por profissionais de consagrados órgãos de comunicação social estrangeiros e tem como banda sonora uma versão original da música “Menina estás à Janela”. 

Realizado pela Click and Play e lançado no mercado internacional pela Agência Regional de Promoção Turística no verão do ano passado, este vídeo arrecadou um prémio, na primeira vez que concorreu a um concurso.

Para além da versão inglesa, o filme foi, também, lançado nos idiomas espanhol, francês e alemão, igualmente com referências retiradas de artigos escritos em meios de comunicação de cada um destes países.

Já o “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” passa a somar três distinções no seu portfólio. Além de conquistar o prémio na Fitur, este filme já tinha recebido o galardão de “Melhor Filme de Turismo Religioso” no Festival Internacional Finisterra e tinha ficado em segundo lugar na categoria “Ecoturismo” do Festival Golden City Gate, em Berlim.

A ERT recorda que “este filme, cujo claim surge, também, em diversos materiais promocionais, para além de divulgar a oferta religiosa, agrega todos os outros produtos que os caminhantes podem usufruir ao longo de 1400 quilómetros”.

Para Vítor Silva, presidente da ERT do Alentejo/Ribatejo, estes prémios “significam, acima de tudo, o reconhecimento por parte dos especialistas e críticos do setor do turismo da qualidade do trabalho promocional que tem vindo a ser desenvolvido pelas duas instituições, tanto no mercado nacional como no internacional”.