A 8ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) está de volta, em 2021, de 29 de abril a 8 de maio, apresentando um conjunto diversificado de propostas.
Este ano, o evento que já é considerado um dos maiores do género no sul do país, garante dez dias de muito teatro um pouco por todo o Alentejo.
Lançado, em 2014, pela Lendias d’Encantar, num ano em que decorreu, apenas, em duas cidades do Alentejo, atualmente, o FITA é promovido em mais de 10 localidades da região. Desde 2018, o evento integra duas redes internacionais de festivais ibero-americanos, juntamente, com outros 52 festivais de todo o mundo.
O festival tem um cariz ibero-americano, com uma direcção artística ecléctica e traz, todos os anos, a Portugal companhias profissionais de teatro de dezenas de países daquela área geográfica.
“Além do crescimento em território e em número de público participante, em 2020 foi considerado evento Premium pelo Turismo do Alentejo, confirmando a sua importância também ao nível da economia da região, sendo evidente o seu contributo directo e indirecto para o tecido empresarial do Alentejo”, sublinha a Lendias d’Encantar.
Apesar de acontecer, maioritariamente, a sul do Tejo, a sua intervenção ultrapassa em muito o território nacional, como provam as acções de promoção e captação de públicos desenvolvidas, em 2019, em Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e República Dominicana.
Anualmente, a Lendias d’Encantar faz deslocar uma equipa a diversos países do espaço ibero-americano, no intuito de contratação de companhias de teatro estrangeiras, mas também de captação de públicos, sendo já também evidente a presença de público estrangeiro nos espectáculos promovidos no âmbito do FITA. O FITA é uma organização da Lendias d’Encantar, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes e conta com o apoio de vários municípios do Alentejo.