Fórum Mértola conclui que poder político não promove participação cívica

Realizou-se, no último sábado, o primeiro encontro do “Fórum Mértola Participação e Cidadania”, dedicado ao tema, “Participação e cidadania para a construção de um futuro melhor para as pessoas”.

Esta iniciativa, que decorreu via online, contou com a participação de mais de 70 pessoas e o debate prolongou-se por mais de duas horas, dado o número alargado de intervenções.

Segundo o comunicado do Fórum, “foi reconhecido por todos, que em Mértola existe um enorme défice de participação e a que a mesma não é estimulada, nem dinamizada pelo poder político, sendo, até, muitas vezes entendida como oposição e as opiniões não alinhadas consideradas como críticas destrutivas e não construtivas”.

Os participantes foram, também, unânimes no reconhecimento de que é preciso dar continuidade à iniciativa e alargar os temas de debate, nomeadamente, no que respeita à procura de oportunidades e soluções para os problemas identificados.

De acordo com a mesma fonte, será editado, em formato digital, o primeiro caderno com as conclusões do debate.

O Fórum refere que “irá continuar o seu trabalho, quer fomentando a participação na discussão pública, quer produzindo informação cidadã e organizando novos encontros debate, estando já previsto para o início de março, um sobre a reactivação do turismo em Mértola após a pandemia e um outro, em data a definir, sobre o processo de transição agroecológica”.