O Governo determinou a reposição do controlo nas fronteiras com Espanha, no âmbito da renovação de Estado de Emergência, em vigor desde este domingo até ao final do dia 14 de fevereiro.
Esta medida, semelhante à adoptada em março do ano passado, limita a circulação entre Portugal e Espanha, permitindo, apenas, a passagem a trabalhadores transfronteiriços, ao transporte de carga e correio, bem como, a veículos de emergência e socorro e, ainda, para fins humanitários.
É, igualmente, permitida a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e de titulares com residência em território português, assim como, a saída do território continental de cidadãos portugueses com residência noutros países.
Fora estas excepções, ficam proibidas as deslocações de cidadãos portugueses para fora do território continental, efetuadas por qualquer via – rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima.
Em todo o país, existem oito pontos de passagem abertos 24 horas por dia, sendo três no Alentejo, nomeadamente, Vila Verde de Ficalho (Beja), Marvão (Portalegre) e Caia (Elvas).
Existem, ainda, cinco pontos de passagem autorizados, apenas, nos dias úteis, entre as 07:00 e as 09:00 horas e das 18:00 às 20:00 horas. Nesta situação, estão contempladas as localidades de Barrancos e Mourão.
A medida foi tomada, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2, em Portugal, e a deteção de novas estirpes do vírus.
Fotografia: Fronteira de Barrancos (Blog estadodebarrancos)