O regulamento do novo programa de estágios na administração pública destinado a jovens licenciados até aos 30 anos que procuram emprego ou um emprego correspondente à sua área de formação já está disponível.
Estão disponíveis 500 vagas para lugares de técnico superior, no entanto, a sua distribuição ainda não se conhece e será determinada por uma portaria do Governo, que marcará o arranque das candidaturas ao EstágiAP XX.
O programa prevê que os estágios tenham a duração de nove meses, sejam a tempo completo ou parcial e o pagamento de uma bolsa de 998,50 euros. A esse valor acresce subsídio de refeição (4,77 euros por dia) e de seguro.
As candidaturas devem ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis após a publicação da portaria com a distribuição das vagas. O processo é online e as informações estão disponíveis no portal da Bolsa de Emprego Público.
A análise das candidaturas, incluindo a verificação de requisitos e a validação de documentos comprovativos, será da responsabilidade da Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), que, no prazo de 15 dias úteis, tem de publicar a lista ordenada dos candidatos admitidos e a lista dos candidatos excluídos.