Futebol de Rua conquista o 5.º lugar no Campeonato do Mundo

A edição 2016 da competição foi ganha pelo México.

Na equipa portuguesa esteve Fábio Pacheco em representação do distrito de Beja. Da presença alentejana, destaque ainda para Francisco Seita, também de Beja, enquanto seleccionador nacional.

O Projecto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social. Em Portugal, o Futebol de Rua é dinamizado pela Associação de Solidariedade Social CAIS, responsável pela organização de competições a nível distrital e nacional das quais saem os convocados para representar o país.

Hélder Neto, da Associação CAIS, diz que o 5.º lugar é um “bom resultado” ainda que tenha faltado “aquela pontinha de sorte”. Mais do que o desporto, Hélder Neto considera que neste projecto o futebol funciona como metodologia de inclusão social.

Em Setembro, o Futebol de Rua está em Beja para a final do torneio nacional.