No último fim-de-semana foi atribuído mais um cartão branco. Desta vez, foi num jogo a contar para a 2ª jornada da Taça de Honra da 1ª Divisão.
Pedro Marciano, jogador da Associação Cultural e Recreativa de Penedo Gordo, protagonizou um momento de fair-play que lhe valeu a mostragem do cartão branco por parte do árbitro que dirigia o encontro frente ao Odemirense.
O relatório do juiz da partida, Nélson Hermosilha, indica que o futebolista colocou a bola fora das quatro linhas para que o adversário pudesse ser assistido. O gesto acabou por anular uma jogada de perigo a favor da sua equipa.
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) explica que “o Cartão Branco teve origem numa parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e da Coca-Cola, com o propósito de enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos”.
A mesma fonte sublinha ainda que foi “uma das primeiras a aderir a esta iniciativa, que já projetou bons exemplos um pouco por todo o país”.