A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, neste período de regresso às aulas.
Até dia 15 de setembro, a GNR divulga o Programa Escola Segura, que celebra 31 anos de existência, e dá a conhecer os militares responsáveis pelo mesmo em cada uma das escolas.
Aquela força de segurança recomenda aos estudantes que no deslocamento de e para a escola circulem sempre que possível acompanhados ou em grupo e evitem passar em locais isolados ou com pouca luz. A GNR lembra que “nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro”.
A GNR aconselha ainda os jovens a guardarem no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida e esperarem pelos pais, por algum familiar ou amigo, sempre dentro da escola.
Na internet, a GNR recomenda atenção com os conteúdos publicados e cuidados com as palavras-passe.
Alerta que em caso de ameaça na internet, ou de qualquer acontecimento perturbador, os estudantes devem denunciar.
A GNR deixa um conselho aos pais: sempre que um filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informem de imediato a Guarda Nacional Republicana.