GNR alerta para segurança de peões e ciclistas

Em 2014, das 482 vítimas mortais registadas nas estradas do país, 110 eram utilizadores vulneráveis (91 peões e 19 ciclistas). Desses, 58 tinham idade igual ou superior a 65 anos.

Nos últimos três meses, no distrito de Beja, há pelo menos três vítimas a lamentar. Em Agosto, um homem de 36 anos foi atropelado em Odemira. Em Setembro passado, um ciclista de 62 anos perdeu a vida perto da Cabeça Gorda e, no final do mês de Outubro, um outro ciclista, de 72 anos, foi atropelado mortalmente em Ficalho. Também no final de Outubro, uma mulher ficou em estado muito grave depois de ter sido atropelada numa passadeira em Beja.

A campanha de sensibilização vai dar especial atenção à comunidade escolar uma vez que, segundo a GNR, todas as semanas mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridas na sequência de atropelamentos. Dados recentemente publicados pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) revelam que a maioria destes atropelamentos acontece entre os 10 e os 14 anos, em zonas residenciais e durante os percursos casa-escola.