GNR apreendeu cerca de 40 toneladas de azeitona no distrito de Beja

A GNR apreendeu, no distrito de Beja, entre 26 de junho e 31 de dezembro de 2023, perto de 40 toneladas de azeitona e 710 kg de cortiça.

Os dados, agora, divulgados, em comunicado, pela Guarda Nacional Republicana, integram o balanço da operação Campo Seguro 2023.

A mesma fonte revela que, nestes seis meses, “intensificou o patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais, em todo o território nacional”, com o objetivo de “prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como, possíveis situações de tráfico de seres humanos”.

Durante a operação, foram realizadas 3108 ações de informação e sensibilização dirigidas a 13 892 pessoas, junto das comunidades rurais, em particular, junto dos agricultores.

“Medidas de prevenção de ilícitos criminais, nomeadamente, sobre furto de produtos agrícolas, furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração em contexto laboral relacionadas com o Tráfico de Seres Humanos e, ainda, para a utilização segura de veículos agrícolas e florestais” foram os temas abordados.

A GNR realizou, ainda, 3087 ações de patrulhamento e 1327 ações de fiscalização, culminando na detenção de 122 pessoas e na identificação de outras 299, maioritariamente, por crimes de furto nas explorações agrícolas.