O Comando Territorial de Beja da GNR, através do Posto Territorial de Castro Verde deteve, no último domingo, três homens e uma mulher com idades compreendidas entre 33 e os 57 anos, por suspeita de furto de produtos agrícolas, na localidade de Ervidel, no concelho de Aljustrel.
A GNR anuncia que “na sequência de uma denúncia de furto, os militares da Guarda desenvolveram um conjunto de diligências policiais que permitiram localizar e intercetar uma viatura com quatro ocupantes”.
Na operação, a GNR apreendeu 150 quilos de melancia, 11 quilos de cebola e um veículo.
Os produtos recuperados foram restituídos ao seu legítimo proprietário.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ourique.
A ação contou com o reforço e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Almodôvar e os Postos Territoriais de Aljustrel e Beja.
A Guarda Nacional Republicana lembra que está a desenvolver a operação “Campo Seguro 2024”, que decorre até 16 de fevereiro de 2025, a qual visa “a intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais, com o intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos”.
A mesma força de segurança adianta que “a denúncia deste e qualquer outro crime é extremamente importante para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação”.