O Comando Territorial da GNR de Beja desenvolveu, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro de 2025, um conjunto de operações no distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, garantir a segurança rodoviária e reforçar a fiscalização geral.
Durante este período, foram detidas 14 pessoas em flagrante delito. Entre estas detenções, seis estão relacionadas com tráfico de estupefacientes, duas por condução sem habilitação legal, duas por condução sob o efeito de álcool, uma por desobediência, uma por resistência e coação sobre funcionário, uma por ofensas à integridade física grave e uma por crime associado à imigração ilegal.
No âmbito das apreensões, a GNR recuperou 3.285 euros em numerário, 169 doses de heroína, 115 doses de haxixe e 13 de cocaína. Foram ainda apreendidas quatro balanças de precisão, dois telemóveis, duas canas e uma faca de pesca, uma viatura, uma balança comum e uma carta de condução.
Na fiscalização rodoviária, foram detetadas 287 infrações, das quais 87 por excesso de velocidade, 16 relacionadas com tacógrafos, 15 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 11 por falta de inspeção periódica obrigatória e seis por excesso de peso. Registaram-se ainda seis infrações por falta de cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, seis relacionadas com o estado dos pneus, três por condução sob efeito do álcool, três por uso indevido do telemóvel, duas por falta de seguro e uma infração ao transporte de matérias perigosas.
Durante a semana, ocorreram 33 acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e dois feridos leves.
No domínio da fiscalização geral, a GNR detetou ainda 15 infrações administrativas, nove no âmbito da proteção da natureza e do ambiente e seis no âmbito de polícia geral.