GNR desenvolve operação “regresso às aulas”

A GNR está a levar a cabo a operação “Regresso às aulas”. Até dia 20 de Setembro, em todo o território nacional está previsto um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar (…) com o objetivo de transmitir conselhos de segurança e contribuir para que o ano letivo se inicie com a tranquilidade esperada por todos.

Neste período, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais, promovem ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária.

Para além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, a GNR divulga também o Programa Escola Segura e dá a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.

Os militares têm à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino.

A Guarda Nacional Republicana aconselha os jovens a deslocarem-se para a escola sempre acompanhados ou em grupo, evitar passar em locais isolados ou com pouca luz e a memorizar no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida.

Na internet, a GNR pede aos jovens que escolham bem os conteúdos que publicam, não deixar as palavras- passes acessíveis e a pedir ajuda em caso de ameaças.

Os militares aconselham ainda os pais a acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos e as suas rotinas e em caso de conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR.