A GNR desenvolve, desde o início da semana e até ao dia 24 de Dezembro, a operação “Comércio Seguro”, com o objectivo de garantir a segurança junto de comerciantes e clientes. Os militares têm reforçado o patrulhamento junto das zonas de comércio, privilegiando o contacto directo para transmissão de procedimentos preventivos a adoptar. Evitar ter grandes quantidades de dinheiro no interior das lojas, não ter rotinas para a realização de depósitos bancários e apostar na iluminação das entradas e saídas dos estabelecimentos são alguns dos conselhos deixados pela GNR.
Ao todo estão envolvidos mais de 4 mil militares das secções de programas especiais, investigação criminal e dos postos territoriais.
Quanto à PSP, está em marcha desde sexta-feira e até ao primeiro dia de 2015, a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2014”. A última grande operação do ano envolve todo o dispositivo policial.
Visibilidade, fiscalização rodoviária e consequente diminuição da sinistralidade nas estradas são os três grandes eixos da operação. Os roubos na via pública, os furtos por carteirista, ao interior de residências e viaturas são outras das preocupações da PSP.
A PSP relembra ainda que disponibiliza a vigilância a residência através de pedidos feitos presencialmente nas esquadras de todo o país.