A Guarda Nacional Republicana está a intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional. O objetivo é prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.
Durante a operação “Campo Seguro”, a GNR promove ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos.
Atendendo ao número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, cerca de 700 em 2019, são desencadeadas ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança.
A GNR aconselha a realização da manutenção do veículo, uma vez que o seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes; utilizar os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei; não conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade e respeitar os limites do trator.
Com o intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR irá desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.
Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil.