GNR: Operação “Passageiros em Segurança” termina hoje

Termina este domingo a operação “Passageiros em Segurança” levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana.

O objetivo é garantir o cumprimento dos normativos legais aplicáveis, de promover a segurança rodoviária dos seus utilizadores e de reduzir os índices de sinistralidade rodoviária.

A GNR está especialmente atenta à falta de alvará para o exercício da atividade; falta de licenciamento ou de requisitos dos veículos, de dísticos e de certificado, não cumprimento dos itinerários e horários, durante a realização de serviços regulares e respetivos desdobramentos e ao incumprimento das regras relativas à instalação e usos do tacógrafo.

Os militares estão também atentos à condução de veículos pesados de passageiros sem carta de qualificação de motorista; excesso de lotação, distanciamento de segurança entre utentes e uso de equipamentos de proteção individual e transporte de passageiros sem uso do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças homologado e adaptado ao tamanho e peso.

Entre 2017 e 2019, ocorreram mais de 16 900 acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, dos quais resultaram 25 vítimas mortais e 77 feridos graves.