GNR sensibiliza pais e alunos no “regresso às aulas”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), está a realizar, até dia 25 de setembro, um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde professores, alunos e encarregados de educação, em todos os estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade.

O objetivo é transmitir conselhos de segurança e restringir ações, atitudes e comportamentos de risco potenciadores da propagação da pandemia Covid-19, em todo o território nacional.

As Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais estão a promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola.

A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino.

Os militares aconselham os estudantes no deslocamento de e para a escola a circular sempre que possível acompanhado ou em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz; a memorizar no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida e a esperar pelos pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola.

Na internet, a Guarda Nacional Republicana pede para os jovens escolherem bem os conteúdos que publicam, não deixar as palavras-passe acessíveis e em caso de ameaça pedir ajuda a outra pessoa.

A GNR também aconselha os pais a acompanhar o desenvolvimento escolar e as rotinas dos filhos, ensinar as crianças a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida e sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informar de imediato as autoridades.