Governo anuncia aumento de candidaturas às ajudas da PAC

As candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) conheceram um novo aumento, revela o Ministério da Agricultura. De acordo com informação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), o período de candidaturas, encerrado a 31 de Maio de 2019, registou um acréscimo de 418 candidaturas face ao ano de 2018 e mais 2 382 do que o valor apurado em 2017.

Os apoios da PAC envolvem anualmente montantes de cerca de 890 milhões de euros.

Estas ajudas visam “compensar os agricultores europeus por desvantagens específicas face aos seus concorrentes no mercado mundial, tendo em conta os elevados padrões de exigência em matéria de segurança alimentar e de sustentabilidade da produção”, refere o Ministério.

Na perspectiva do Governo, “o elevado nível de adesão a estes apoios demonstra a sua importância enquanto contrapartida de suporte às actividades desenvolvidas e o crescimento do número de candidaturas é mais um elemento revelador da dinâmica de crescimento do sector, que continua a registar níveis de actividade crescentes, a que correspondem indicadores económicos significativos. É o caso das exportações, cuja estimativa de crescimento, em 2018, aponta para uma taxa superior a 4%”.

Uma realidade a que não é alheio o Alentejo, dado o crescimento do sector agrícola e agro-industrial.