Governo disponibiliza 70 milhões para empresas e investigação científica no combate ao COVID-19

O Governo lançou duas novas linhas de apoio, num total de cerca de 70 milhões de euros de fundos europeus do Portugal 2020 para financiar projetos que visam o combate à COVID-19.

“Estes são apoios diretos a empresas, instituições científicas e tecnológicas, com o objetivo de garantir resposta às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde. No total, vão incentivar mais de 85 milhões de euros de investimento global”.

Este financiamento, proveniente dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 e do Compete 2020, é atribuído, a fundo perdido, a novos investimentos ou a investimentos já em curso, suportando despesas realizadas desde 1 de fevereiro de 2020.

Filipe Pombeiro, presidente do Nerbe/Aebal- Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral disse à Rádio Pax que “para a região, estas ajudas não tem aplicação prática porque não existe investigação ao nível da saúde”.

Em relação aos restantes apoios do Governo durante esta pandemia, o presidente do Nerbe refere que “até ao momento o dinheiro não chegou às empresas” e receia que “(…) chegue o final do mês e não exista a liquidez necessária para pagar aos colaboradores”.