O ritmo de vacinação vai acelerar, em Portugal e vão começar a ser administradas, por dia, 100 mil vacinas contra a Covid-19, anunciou, ontem, o secretário de Estado da Saúde, realçando a importância do programa de auto-agendamento da vacina.
O programa de auto-agendamento arrancou, na passada, na sexta-feira e, para já, destina-se a pessoas com mais de 65 anos, que podem escolher ‘online’ a data e o local para serem vacinados, através de um portal criado para o efeito.
“O agendamento online é, absolutamente, essencial neste processo de aceleramento do ritmo de vacinação”, frisou Diogo Serra Lopes, apontando que, nos primeiros meses, foram administradas 20 mil vacinas diárias, número que passou a 60 mil, nas últimas semanas.
O governante disse, ainda, que auto-agendamento “retira ao pessoal da saúde o trabalho de agendar” vacinas, frisando que o objetivo “deve ser vacinar e não agendar pessoas”.
A este propósito Diogo Serras Lopes recordou que os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, tal como tinha anunciado, na terça-feira, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Além disso, o governante disse estar convicto da colaboração prestada pelas “Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia” neste processo, bem como, daqueles que tenham “mais capacidades tecnológicas”.