O Governo abriu o concurso para apresentação de candidaturas à segunda fase do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).
São mais 60 milhões de euros, destinados a financiar projectos situados no Algarve e Sudoeste Alentejano, Litoral Norte e Centro e Interior Norte e Centro, que se juntam aos 93 milhões de euros para financiar projectos situados no Alentejo.
Os projectos devem ser submetidos até ao próximo dia 31 de Maio e deverão ser titulados pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), pelas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), ou por outros organismos da Administração Pública, designadamente Câmaras Municipais, em parceria com a DGADR ou com as DRAP.
O PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, “visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento”, explica o Ministério da Agricultura em nota de imprensa.
Até 2023 deverá estar concluída a primeira parte do Plano, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de 10 mil novos postos de trabalho permanentes.