Henrique Silvestre escreve Carta Aberta ao Ministro da Agricultura

Henrique Silvestre, cabeça-de-lista do PSD pelo Círculo de Beja à Legislativas, escreveu uma carta aberta ao Ministro da Agricultura relativa à decisão da Universidade de Coimbra de acabar com o consumo de carne de vaca nas cantinas.

Henrique Silvestre considera “inadmissível que uma universidade sustentada por todos nós esteja a promover-se no mercado global com meias verdades alarmistas e ‘politicamente correctas’”.

O candidato pergunta se a Universidade de Coimbra “pretende substituir a carne de vaca por cereais, cuja produção tem de ser importada, continuando a aumentar-se a pegada ecológica”. Por outro lado, interroga-se: “não saberá o reitor da Universidade de Coimbra que as produções intensivas de cereais serão limitadas (ou mesmo abolidas) na Europa, o que levará a importar da Ásia e da América Latina sojas, quinoas, lentilhas e outros produtos”.

De acordo com Henrique Silvestre os agricultores portugueses exigem que o Ministro “reponha a verdade dos factos a todo o país”.

Na Carta Aberta assinada por Henrique Silvestre, pode ler-se que “o PSD do Distrito de Beja pretende saber se o Ministro falará ao país sobre o assunto e se “reporá a verdade sobre as produções animais e as produções alternativas”.

O PSD quer ainda saber se Capoulas Santos falará aos portugueses sobre os avanços na sustentabilidade ambiental feitos pelos agricultores portugueses e se trabalhará para que o alarmismo não leve outras escolas a abolir carne de vaca.

“O reitor da Universidade de Coimbra perdeu uma oportunidade de incentivar ainda mais empresários agrícolas portugueses a aderirem a práticas ambientalmente sustentáveis, dizendo (por exemplo) que passaria a recorrer apenas a fornecedores ambientalmente responsáveis”, conclui a Carta Aberta.