Herdade dos Toucinhos esclarece acusações

Na sequência da notícia “Associação acusa empresa de ‘crime ambiental’ em albufeira de Almodôvar” a Herdade dos Toucinhos, visada na informação, emitiu um esclarecimento no exercício do direito de resposta que a Rádio Pax aqui publica na íntegra.

“A Herdade dos Toucinhos é a entidade concessionária atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Direção Geral de Agricultura (DGADR) para a gestão da água de rega do Perímetro da Boavista. A sua atuação respeita todos os requisitos, procedimentos e normas legais.

No propósito de resposta e de repor a tranquilidade na comunidade de Almodôvar, no que diz respeito às recentes acusações na imprensa, e nas redes sociais, promovidas pela Associação Portuguesa de “Carp fishing”, relativamente a “alegado crime ambiental” devido ao atual baixo nível da Barragem e também a alegado aumento da capacidade de bombagem, vem a Herdade dos Toucinhos informar que tais acusações são falsas, especulativas e sem qualquer fundamento.

No que respeita ao nível de água, este encontra-se atualmente a 2 metros acima do nível mínimo ecológico (NME), até ao qual a água pode ser extraída. O NME foi definido pelos experientes técnicos da DGADR – do Ministério da Agricultura, em cooperação com a APA — Ministério do Ambiente, e que é, profissionalmente, monitorado pelo corpo técnico da Herdade dos Toucinhos.

Relativamente á suposta colocação de mais bombas, informa a Herdade de que a capacidade de bombagem instalada desde 2016 é suficiente para o seu uso sustentável de água de rega. A operação documentada nas fotografias publicadas, pela Associação Portuguesa de “Carp fishing“, mostram uma intervenção de reparação e manutenção que são decorrentes do normal uso do sistema.

A Barragem da Boavista, em Almodôvar, foi construída em 1989 com o objetivo primordial de armazenar água para utilização no regadio de campos (extremamente) secos e assim reconverter, desenvolver e estimular a economia agrícola local. Desde 2016, a Herdade dos Toucinhos tem utilizado este recurso hidrico e plantou 82 Ha de vinhas investindo em infraestruturas associadas e, consequentemente, criou 25 postos de trabalho locais permanentes, juntamente com muitos indiretos.

A Herdade dos Toucinhos é uma empresa agrícola de futuro que se esforça por ser um bom cidadão corporativo que está empenhado na agricultura sustentável e no respeito pelas suas obrigações ambientais — algo que sempre fez e continuará a fazer”.