Hoje é o Dia dos Museus

“Museus e Paisagens Culturais” é o tema em destaque este ano. No distrito de Beja há várias actividades que assinalam a data.

Em Aljustrel está a decorrer a Semana dos Museus. Hoje são realizadas visitas guiadas aos diversos núcleos museológicos: o Núcleo Central, Núcleo do Moinho, Núcleo Centra de Compressores e Núcleo Rural de Ervidel. Esta noite, à Sala Polivalente do Museu Municipal, chega o festival de cinema itinerante Le Plein de Super, promovido pela associação francesa “Boîte Carréé”. O festival dedica-se às curtas-metragens.

Em Beja, é inaugurada a exposição “Sob a terra e as águas. 20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado”, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.

A exposição tem como objectivo dar a conhecer o trabalho efectuado no âmbito do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva na vertente de património cultural. Na exposição é apresentado um conjunto impar de peças arqueológicas que permitem uma viagem pelos diferentes povos e culturas que habitaram a região, ao longo dos últimos 250 mil anos.

Na “Vila-Museu”, Mértola, também este dia é assinalado. “A minha Escola tem um Museu” é o nome da actividade que abre as portas do Núcleo Museológico da Ermida e Necrópole de S. Sebastião à população. A iniciativa inclui visitas orientadas ao local, apresentação de materiais educativos e das acções do Museu de Mértola destinadas à comunidade escolar.

Em Almodôvar acontece uma conferência com o tema “Descoberta do Território da Escrita do Sudoeste”, dirigida pelo arqueólogo Rui Cortes. À noite, o Museu da Escrita do Sudoeste está de portas abertas aos visitantes.

Na Vidigueira, a programação decorre no Sítio Arqueológico de S. Cucufate, com visitas guiadas e oficinas de contos para os mais novos.

Nesta quarta-feira, em todo o país, museus, palácios e monumentos da Direcção-Geral do Património Cultural têm entrada gratuita.