Idosos regressam à Universidade em Aljustrel

As aulas na Universidade Sénior de Aljustrel arrancam hoje.  Dirigida a indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, a Universidade “tem por finalidade promover o ensino não formal, através da actualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, num contexto de formação ao longo da vida, bem como organizar actividades complementares de carácter cultural, recreativo e de convívio”, revela a Câmara de Aljustrel.

Além das já habituais aulas de português, inglês, coro de câmara, karaté sénior, história local e património, viola, psicologia, hidroginástica, nutrição, educação ambiental, actividade física, alfabetização, artes decorativas, informática, pintura em tecido, walking football, música, yoga, pintura, cidadania, oficinas de taleigos, hortifruticultura, teatro e cavaquinhos, os alunos vão poder inscrever-se também nas disciplinas de robótica, escrita criativa e dança desportiva/relaxamento.

Para este ano lectivo estão previstos intercâmbios entre universidades e academias da terceira idade, passeios de cultura, de lazer e gastronómicos, visitas de estudo e outros eventos.

O programa Animasénior, que se destina, mais particularmente, a seniores com idade superior a 65 anos, vai também, a partir de hoje, facultar, aulas de alfabetização, informática, actividade física, hidroginástica, oficinas e atelier plástico.

À semelhança dos anos anteriores, as aulas e actividades da Universidade Sénior e do Animasénior, promovidas pela Câmara Municipal de Aljustrel, são enquadradas por técnicos e voluntários com formação adequada.

Conceição Parreira sublinha que estão inscritas 120 pessoas para a Universidade Sénior e 130 para o Animasénior. A vereadora da Câmara de Aljustrel assegura que estes projectos são uma “mais-valia” para a população sénior.