Estão suspensas, a partir deste sábado, as missas, catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto. O anúncio foi feito pela Conferência Episcopal Portugal (CEP) face à situação pandémica que o país está a viver.
A Conferência Episcopal adianta que devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital.
As exéquias cristãs (funerais e cerimónias fúnebres) devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes.
Recorde-se que a 8 de maio, a CEP referia que nos funerais e cerimónias fúnebres era permitida a presença dos familiares na igreja, cumprindo as regras de segurança.
Desde 15 janeiro, por determinação governamental, a realização de funerais está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança, designadamente a fixação de um limite máximo de presenças, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.
Por outro lado, do limite fixado não pode resultar a impossibilidade da presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins.
A 15 de janeiro a CEP tinha já determinado a suspensão ou adiamentos das celebrações de batismos, crismas e casamentos, face ao que classificou como “gravíssima situação de pandemia” que Portugal vive.
Rádio Pax/Lusa