A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) inicia uma nova fase, agora, consolidada como Centro para o Empreendedorismo de Impacto (CEI).
A apresentação dos novos objetivos acontece esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, às 17:30 horas na sede da IISBA, localizada na histórica Capela de Nossa Senhora do Rosário, no largo de Santa Maria, em Beja.
De acordo com a Incubadora, “no âmbito do Alentejo 2030 e da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a IISBA consolida-se como um dos motores de inovação e desenvolvimento do Baixo Alentejo, com uma nova denominação: IISBA.CEI”.
A IISBA.CEI é promovida pelo Centro Social Nossa Senhora da Graça e cofinanciada pelo município de Beja (investidor social), com o apoio dos Fundos Europeus Mais Próximos de Si, integrados no Portugal 2030.
A mesma fonte explica que “esta transição para CEI permite à IISBA aprofundar estratégias de apoio ao empreendedorismo e à inovação social, capacitando agentes locais e incubando projetos que procuram combater de forma inovadora as problemáticas do território, desde a desertificação demográfica até aos desafios socioeconómicos da região”.
“Desde a sua criação em 2018”, a IISBA recorda que “tem sido uma referência no território na criação de sinergias, alavancando uma vasta rede de parceiros, promovendo o debate sobre soluções inovadoras e mobilizando mais de 1.5 milhão de euros em financiamentos para novas respostas”.
“Este novo capítulo vem reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Baixo Alentejo, numa abordagem que privilegia a inclusão, a igualdade e a coesão social”, realça, ainda, a Incubadora.